Bloqueio criativo: e agora?

Bloqueio criativo: e agora?

É quinta-feira de manhã. Você liga o notebook, abre sua planilha de trabalho, olha todos seus afazeres do dia e pensa: “eita, e agora?”

É. Você está tendo um bloqueio criativo. E antes de começar a ler o restante desse post, saiba que está tudo bem!

 

O QUE É BLOQUEIO CRIATIVO?

O bloqueio criativo é quando nós enfrentamos uma certa dificuldade para desenvolver algum tipo de trabalho. É quando acontece a famosa “travada”.

Isso acaba resultando em falta de ideias e gerando confusão sobre como prosseguir com algum projeto já em desenvolvimento.

O bloqueio criativo pode acontecer a qualquer momento para quem escreve, desenha e inclusive para designers. O fato é: todos que trabalham com a criatividade estão sujeitos a isso.

 

COMO LIDAR COM O BLOQUEIO CRIATIVO?

Primeiro, é preciso entender a razão que está te causando o bloqueio criativo. Problemas pessoais? Ambiente de trabalho? Rotina conturbada?

Existem diversos motivos que podem estar atrapalhando a sua produtividade, mas, na contra-mão, existem diversas maneiras de tentar voltar ao foco!

Vamos citar algumas dicas para tentar amenizar os danos do bloqueio criativo, mas depois você conta pra gente se deu certo, ok?

 

MUDE O FOCO

Insistir na concentração de algo que você passou as últimas duas horas tentando se concentrar, definitivamente, não é o caminho. Ou seja, a sua cabeça PRECISA mudar o foco um pouco.

Algumas ideias do que você pode fazer para mudar o foco:

  • Tente realizar uma tarefa mais fácil, algo que não exija tanto esforço e intelecto;
  • Mude um pouco o ambiente, tome um café e se puder, tire 10 minutos para pensar em coisas totalmente diferentes do que a sua rotina propõe;
  • Ouça músicas calmas, ou músicas que goste de ouvir e que te tragam boas sensações.

Essas pequenas mudanças podem fazer com que seu cérebro “relaxe”, trazendo um momento de inspiração com mais facilidade.

 

REDES SOCIAIS E/OU STREAMING

Na internet existe muito conteúdo disponível para qualquer momento, e isso talvez esteja lotando a sua cabeça de coisas que não vão te ajudar.

Por isso, quando estiver passando por um bloqueio criativo, é preciso esquecer as redes sociais e conteúdos de streaming por um instante.

Saiba que nada que estiver no seu feed ou no catálogo de lançamentos do mês vai te ajudar a ser mais produtivo ou criativo.

A não ser que você esteja procurando sobre como ser mais produtivo ou como fugir do bloqueio criativo, aqui temos uma exceção. Caso contrário, desconecte-se!

 

ACEITA, POXA!

Não adianta ficar bravo consigo ou bater a cabeça na parede! Sabe a frase “aceita que dói menos”? Ela cabe perfeitamente para esse momento.

Parece bobo, mas às vezes é difícil entendermos que nós não somos máquinas, mas sim seres humanos, que nos cansamos e não funcionamos 24 horas por dias, os 7 dias da semana.

Nossa cabeça precisa de uma pausa, por isso, aceite o bloqueio criativo, siga as dicas anteriores e quando se sentir reconectado com seus projetos, e você vai saber quando acontecer, manda ver! 

Sem Comentários

Leave a Reply

PRONTO PARA COMEÇAR UM NOVO PROJETO?

ENTRE EM CONTATO


Podemos marcar uma apresentação da agência? Queremos entender suas demandas e te surpreender com soluções inovadoras. Tratamos nossos clientes com muita atenção, dedicação e foco em resultados. Criação, Planejamento de Mídia, Online, Varejo, B2B, Desenvolvimento de sites, Qual é a sua demanda? Vamos conhecer o seu negócio, seu mercado, objetivos e trabalhar muito.

The Blue Officemall - Santos/SP

Av. Senador Feijó, 686 - Sala 834 - Santos/SP

Telefone:

Escritório
(13) 3232-5151

Piracicaba / SP

Rua Santa Cruz, 1085 - Bairro Alto

Telefone:

WhatsApp
(19) 97136-0644

E-mail:

atendimento@agenciacrab.com

Horário:

Seg-Sex: 10am - 18pm
Atendimento no escritório somente com hora marcada.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Sua mensagem