Criação de conteúdo: Quantidade vs. Qualidade

Criação de conteúdo: Quantidade vs. Qualidade

A criação de conteúdo para as diferentes redes sociais é o que estabelece um bom relacionamento entre marca e cliente. Mas, como saber a dosagem certa entre quantidade e qualidade? Vem descobrir!

Criação de conteúdo para as redes sociais é a lição de casa que toda marca precisa fazer. Apesar de desafiador, é um caminho de descobertas onde a relação com os clientes se torna mais próxima.

Para gerar conteúdo relevante, existem pontos básicos, porém importantes que são necessários considerar na hora do planejamento e criação. Como:

  • Conhecer seu público: você precisa saber com quem está se comunicando, assim, conseguirá definir o que vai comunicar e de que forma vai fazer isso. 
  • Como seu público vai reagir: você pode criar seu conteúdo com a melhor das intenções, mas apenas a reação do seu público vai definir a sua relevância. Que tal avaliar isso antes de começar a criar?
  • Manter o diálogo aberto: já que as suas redes são o caminho mais próximo entre sua marca e seus clientes, converse! Deixe o espaço aberto para seu público se sentir confortável o suficiente para comentar, conversar e deixar opiniões.
  • Todo dia é dia de teste: a criação de conteúdo para as redes sociais quase sempre é na base do teste. São infinitas as possibilidades, e por isso o conteúdo precisa ser testado em diferentes formatos até ser consumido da melhor forma.
  • Objetivos e resultados: quais são seus objetivos? Seja claro neste ponto! Aumentar o engajamento? Branding? O que você precisa? E assim que estabelecer seus objetivos e começar a criação de conteúdo em cima disso, meça os seus resultados.

 

Até aqui, já vimos alguns pontos básicos para começar uma boa criação de conteúdo para as redes sociais. Mas, como saber a dosagem certa entre quantidade e qualidade?

 

A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO PODE SER DIFERENTE

Você já reparou que nas suas contas pessoais, você se comunica de forma diferente em cada rede social? Provavelmente, existem posts que você compartilharia no facebook, mas que não postaria no Instagram, por exemplo.

É a mesma coisa para perfis comerciais.

Isso significa que a criação de conteúdo precisa ser diferente em cada rede?

Não necessariamente. Mas, se você preza mais pela qualidade nessa discussão, o ideal é saber como adaptar o conteúdo para cada rede social. E para isso, você precisa conhecer o perfil de cada rede social.

Para a criação de conteúdo, entenda um pouco melhor sobre o perfil das redes:

gráfico ilustrativo explicando com ilustrações de café o perfil de cada mídia social

(Foto: Google)

Deu pra perceber a diferença entre diálogos, não é?! Tente praticar usando conteúdos voltados para o seu negócio e depois veja os resultados.

 

CRIANDO CONTEÚDO EM GRANDE QUANTIDADE

Você já ouviu falar na palavra overposting? O overposting acontece quando são feitos posts frequentes, um atrás do outro, o tempo inteiro.

Alguns acham que, na falta de investimento, o jeito é postar incontrolavelmente, até aparecer no feed de alguém, de um jeito ou de outro.

Mas a verdade é que overposting é cansativo e não traz engajamento para sua página. Sem contar que cada rede social tem um tempo de vida útil para cada postagem.

Por isso, ao postar X e logo em seguida postar Y, é bem capaz que o Y “roube” o alcance e relevância do post X, ou vice-versa. E na hora da criação de conteúdo, nenhuma postagem deve ser menos relevante do que a outra.

 

QUANTIDADE E QUALIDADE ANDAM JUNTAS

Equilíbrio é a palavra chave. Não existe um número certo de quantidade de posts, isso é algo que você precisa sentir enquanto gera conteúdo.

Por outro lado, o fato é que seu conteúdo precisa ter qualidade. E é importante lembrar que qualidade não é necessariamente ter uma câmera boa e as melhores das edições.

Criação de conteúdo de boa qualidade vai de acordo com a percepção e necessidade do seu público. Por exemplo, você já reparou na quantidade de memes que viralizaram e que possuem baixa qualidade na imagem?

E não significa que seja ruim, significa que aquele tipo de conteúdo supre as expectativas de quem consome. E é exatamente isso o que você precisa.

 

E AGORA?

Reparou como tudo é relativo? Depende do seu negócio, da sua mensagem e como você pretende atender às necessidades do seu público.

Estudando e equilibrando os termos, não tem como errar na hora da criação de conteúdo.

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente aqui embaixo nos comentários!

E caso queira saber mais sobre o universo do marketing digital, você pode nos acompanhar em nossas redes: 

Facebook | Instagram

Sem Comentários

Leave a Reply

PRONTO PARA COMEÇAR UM NOVO PROJETO?

ENTRE EM CONTATO


Podemos marcar uma apresentação da agência? Queremos entender suas demandas e te surpreender com soluções inovadoras. Tratamos nossos clientes com muita atenção, dedicação e foco em resultados. Criação, Planejamento de Mídia, Online, Varejo, B2B, Desenvolvimento de sites, Qual é a sua demanda? Vamos conhecer o seu negócio, seu mercado, objetivos e trabalhar muito.

The Blue Officemall

Av. Senador Feijó, 686 - Sala 1021 - Santos/SP

Telefone:

Escritório
(13) 3326-2342

E-mail:

atendimento@agenciacrab.com

Horário:

Seg-Sex: 10am - 18pm
Atendimento no escritório somente com hora marcada.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Sua mensagem