MICRO INFLUENCIADORES: 4 Motivos para investir

MICRO INFLUENCIADORES: 4 Motivos para investir

Micro influenciadores têm aberto a discussão sobre engajamento e segmentação. Eles também são influenciadores digitais, porém com menor alcance, e mesmo assim têm chamado atenção de grandes marcas. Veja mais:

Micro influenciadores estão enchendo os olhos de grandes marcas e agências. Isso porque, apesar do alcance ser menor do que grandes influenciadores digitais, eles acabam ganhando inúmeros pontos no quesito segmentação e engajamento.

Uma pesquisa realizada por Youpix, GfK e Airstrip mostrou que, micro influenciadores possuem maior engajamento de sua base do que grandes influenciadores.

Com a notícia do fim dos likes, parece que o engajamento começou a ganhar sua real importância e ser levado mais a sério como métrica de resultado, o que acaba favorecendo diretamente os micro influenciadores.

E para melhorar, no Brasil, o número de micro influenciadores tem crescido cada vez mais, levando diversas marcas e agências a perceber o grande potencial destas pessoas na internet.

Ainda não foi definido oficialmente quantos seguidores uma conta precisa ter para se diferenciar de um micro para um grande influenciador. Isso depende da estratégia adotada pela marca, sua praça e público.

O importante é saber trabalhar com eles da melhor forma, e entender que tipo de conteúdo de qualidade micro influenciadores são capazes de entregar para o seu público.

Mas, hoje já se sabe que as vantagens de ter uma estratégia de comunicação ligada aos micro influenciadores são inúmeras. E por isso, vamos falar pelo menos 4 motivos para você investir nisso:

 

MICRO INFLUENCIADORES INFLUENCIAM?

Sim. Apesar do número reduzido de seguidores, micro influenciadores pertencem a nichos muito bem segmentados, e conseguem conversar com seu público de forma direta.

O modo como influenciam é ligado diretamente com o modo como criam conteúdo: mostram, em tempo real, como o assunto do nicho em que estão inseridos afeta ou influencia a sua própria rotina.

Isso gera extrema credibilidade, e por isso são capazes de transmitir confiança para seus seguidores.

Além dos micro influenciadores ganharem na questão do engajamento, eles também possuem seguidores extremamente fiéis. Chega perto de ser uma comunidade virtual, conectados, unidos e falando sobre um mesmo assunto.

Só não chegam a ser uma comunidade, pois para isso é necessário que haja troca de experiência de ambos os lados, enquanto neste caso, o micro influenciador mostra sua vivência, e o espectador consome a informação.

 

HÁ PERFIS DE MICRO INFLUENCIADORES PARA QUALQUER TIPO DE NEGÓCIO

Para essa parte do texto, é preciso que o leitor desapegue da ideia que influenciadores influenciam apenas os jovens ou jovens adultos. Saiba: há criadores de conteúdo para a geração baby boomer, x, y e z.

Você duvida? Se há uma certeza na internet, é que para cada nicho, há um micro influenciador falando sobre ele.

E se tem gente produzindo, é porque tem gente acompanhando.

Portanto, se você está planejando a próxima estratégia de comunicação de uma empresa, além de conhecer muito bem o público que você deseja atingir, procure saber sobre micro influenciadores do nicho.

Este pode ser o diferencial da sua estratégia.

Há plataformas que conectam produtores de conteúdo e marca. A mLabs em parceria com a SQUID possui uma versão beta em andamento, que traz sugestões de influenciadores para o seu negócio.

Mas há também outras plataformas mais completas, como o Klear, que promete a facilidade de encontrar influenciadores de qualquer categoria, e em qualquer lugar do mundo, ainda com a possibilidade de segmentar por rede social.

 

FALTA DE CONFIANÇA NA PUBLICIDADE TRADICIONAL

A publicidade tradicional funciona. Óbvio que funciona. E ainda é a melhor forma de falar com a massa. Mas, quem trabalha com nicho segmentado sabe que falar com a massa, definitivamente, não é a solução.

É neste momento que o micro influenciador torna-se o promotor da marca, o porta voz do bem, aquele em que as pessoas podem confiar, afinal, se o micro influenciador apoia, por que não eu?

É importante saber que os micro influenciadores não são responsáveis pela finalização da compra do seu produto ou serviço. Eles agregam valor, boa imagem e influenciam de forma positiva as decisões de seus seguidores.

Mas lembre-se: a decisão de compra ainda é do cliente final. Por isso, uma boa estratégia, aliada ao uso dos micro influenciadores certos, é extremamente importante para conseguir bons resultados.

 

RELAÇÃO DE CUSTO-BENEFÍCIO

Quer um argumento infalível para convencer o cliente a investir em micro influenciadores? Relação de custo-benefício!

O investimento sobre um micro influenciador, em relação a um grande influenciador, é bem menor.

Mesmo tendo uma efetividade maior dentro dos nichos, o alcance reduzido faz com que micro influenciadores aceitem valores mais baixos, ou até mesmo permutas para fazer parcerias com as marcas.

Se o custo é menor, eu posso contratar vários micro influenciadores para ter maiores resultados?

Calma! Não saia escolhendo vários sem saber quem são ou quem atingem. Faça um estudo, descubra se o micro influenciador segue os mesmos valores da sua marca, e se transmite a mensagem que você deseja.

Se selecionar diversos micro influenciadores faz parte da sua estratégia de comunicação digital, saiba selecionar. Leve em consideração pontos como:

  • Conteúdo gerado
  • Ideias
  • Valores
  • Passado da vida do micro influenciador

Sim, investigue a vida do micro influenciador. Você não vai querer uma pessoa que possa representar algo ruim falando da sua marca, não é?!

 

VALE A PENA INVESTIR?

E aí, depois de chegar até aqui, qual é a sua opinião sobre investir em micro influenciadores?

Nós da Agência Crab utilizamos eles em nossas estratégias, e sempre conseguimos ótimos resultados. Mas isso fica para outro post.

E caso queira saber mais sobre o universo do marketing digital, você pode nos acompanhar em nossas redes: 

Facebook | Instagram

Sem Comentários

Leave a Reply

PRONTO PARA COMEÇAR UM NOVO PROJETO?

ENTRE EM CONTATO


Podemos marcar uma apresentação da agência? Queremos entender suas demandas e te surpreender com soluções inovadoras. Tratamos nossos clientes com muita atenção, dedicação e foco em resultados. Criação, Planejamento de Mídia, Online, Varejo, B2B, Desenvolvimento de sites, Qual é a sua demanda? Vamos conhecer o seu negócio, seu mercado, objetivos e trabalhar muito.

The Blue Officemall

Av. Senador Feijó, 686 - Sala 1021 - Santos/SP

Telefone:

Escritório
(13) 3326-2342

E-mail:

atendimento@agenciacrab.com

Horário:

Seg-Sex: 10am - 18pm
Atendimento no escritório somente com hora marcada.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Sua mensagem