Como pequenas empresas podem se adaptar para sobreviver ao Coronavírus
Todo mundo tem medo dessa palavra, né? Adaptação. Muita gente encara isso de forma ruim porque, geralmente, adaptar é ter que sair de onde estamos para que, por algum motivo, haja mudança.
Acompanhe esse texto que você vai entender onde queremos chegar!
O CORONAVÍRUS (COVID-19)
Falando como empresa, a partir do momento em que o COVID-19 (novo coronavírus) se tornou uma pandemia, toda estrutura de atração, captação e venda que conhecemos mudou da noite pro dia.
Diante da inevitável mudança, o que as pequenas empresas podem fazer para adaptarem-se?
Como agência de publicidade e propaganda com clientes de diversos setores, acompanhamos, assessoramos e cuidamos de diversos processos de mudança durante essas últimas semanas.
Disso, surgiram algumas dicas que esperamos que sejam valiosas para a sua empresa:
QUAL O SEU SERVIÇO/PRODUTO?
A solução vai depender do seu serviço/produto. Mas entre todas as soluções possíveis, só existe um denominador em comum: a internet.
Então, vamos repetir o óbvio – e quando dizemos repetir, é porque nós já dissemos isso aqui, aqui e aqui também -, se a sua empresa não estiver na internet, bye bye.
Para empresas que oferecem produtos, a saída mais lógica é investir em delivery.
– “Mas Crab, assim do nada?”
– “Mas Crab, a gente já tinha uma forma de fazer, mudou tudo! E agora?!”
Vamos passo por passo? Vamos!
Se a sua empresa já estava posicionada na internet, parabéns!
Chegou a hora de avisar usando o meio onde as pessoas estão circulando (redes sociais, sites, blogs, apps de relacionamento e conversa), que a sua empresa não vai parar, e que vocês vão SIM até essa galera. E vocês PRECISAM ir até eles.
Esquece a ideia que só o ramo alimentício faz delivery!
Lojas de roupas, sapatos, acessórios, informática, presentes, cosméticos e entre outros ramos estão indo até os seus clientes. E como? Conversando e oferecendo o “novo serviço” de delivery através da internet.
Pense que, enquanto a sua empresa ainda vai se adaptar, as pessoas já se estão se adaptando à essa nova realidade (do jeitinho delas, claro).
E por isso, o seu público está esperando a reação da sua empresa para saber como vão continuar consumindo o seu produto, na medida do possível.
Se a sua empresa nunca experimentou o delivery e não faz ideia por onde começar, procure por empresas especialistas no ramo.
Temos como exemplo o BOXDELIVERY, que atende desde pequenos, à médios e grandes negócios.
Hora do mershandising? Sim! O Box tem sistema de Delivery + taxa zero para a sua empresa, acesse o site deles para saber mais.
Agora, para empresas que oferecem serviços, a saída mais lógica é trabalhar com agendamentos e WhatsApp Business.
– “Dona Crab, o que a senhora quer dizer?”
Queremos dizer que as pessoas não podem esquecer que você existe, e por isso é preciso manter o diálogo constante com seu público.
E nessa época onde estamos todos presos dentro de casa, adivinha qual aplicativo tá bombando para manter a conversa em dia?
WhatsApp Business, corre aqui que estamos falando de você!
Novamente, através das suas redes sociais, do seu site, blog, ou onde quer que a sua empresa esteja, direcione as pessoas para um número comercial onde elas possam conversar com alguém de verdade.
Se você oferece um serviço, talvez esse seja o momento onde mais irão surgir dúvidas.
Como por exemplo: “estão atendendo?”, “posso saber como funciona?”, “quando vão voltar a funcionar?”, “atende à domicílio?” Entre outras questões.
É preciso lembrar que essa é uma época extremamente difícil, onde as pessoas estão MAIS carentes e precisam de MAIS atenção.
Aproveite para conversar com o seu público, não deixe ele esquecer de você e se puder, faça agendamentos futuros.
Nós não sabemos quando isso vai passar. Obviamente esperamos que em breve, mas não sabemos. Portanto, quando dizemos agendamentos futuros, estamos falando para daqui 2 meses. Talvez, mais?
Estude as possibilidades de acordo com o seu serviço prestado.
O MUNDO NÃO É MAIS O MESMO
Muito menos o mundo dos negócios. A nossa geração nunca passou por algo parecido e tudo é extremamente novo.
Por isso, não temos uma fórmula do que pode ou não dar certo para o seu negócio em plena pandemia, mas de uma coisa temos certeza: mais do que em qualquer tempo, agora é preciso adaptar-se para sobreviver.
Como já dissemos neste blog anteriormente, tudo na internet é uma questão de tentativas e testes.
Teste, se der certo: continue. Se não der: tente de novo.
A AGÊNCIA CRAB NESSE MEIO
Foi adaptando e inovando que a gente conseguiu manter todos os nossos clientes de pé. Inclusive, se você for da baixada santista, vai amar o delivery do O Pastelão SV, se tiver filhos, com certeza vai adorar a proposta do Colégio Gaia e querer marcar uma visita para depois disso tudo.
Se for de São Paulo e #paidepet, vale conhecer a proposta da MV Pet e todo seu preparo para atender emergências durante esse período. Caso precise de dicas, tem também a Dog4Fun, que está dando aula de atendimento pelo WhatsApp!
São muitas ideias e muitos clientes, não dá para falar de todos. Mas as dicas estão aí! E claro, se você precisar de um profissional de marketing digital ao seu lado, nossa equipe também está a sua disposição. Fala com a gente!
Sem Comentários